top of page

História:

A Tapada do Dr. António, tal como é conhecido este lugar magnífico,  onde se encontra o domínio do Salto do Lobo estende-se por uma sublime área de Serra superior a 100 ha . 

As terras deste vale foram adquiridas pela família há mais de um século.

Mais tarde, os netos;  Arquitecto Luís e o escritor António Alçada Baptista dão alma às edificações que ali nascem respeitando de forma exemplar a Natureza.

Casas do Salto do Lobo - Vale e Ribeira das Cortes

a região:

 

A Serra da Estrela, integra a Cordilheira Central da Península Ibérica, e faz no seu território a passagem do seu povoamento do clima e da vegetação do norte para o sul de Portugal.
Destaca-se, por seu o ponto mais alto de Portugal Continental, a torre, que chega aos 2000 metros de altitude. Com o céu limpo, do planalto da torre é possível ver grande parte do território português e parte do território espanhol. Assim, é possível ver desde a serra do Marão a Norte, a Serra da Boa Viagem a Oeste, a Serra de Portalegre a Sul, e a Serra de Gredos em Espanha, a Este.

A Serra da Estrela é a região de Portugal onde se encontra a maior área protegida e uma das melhores Reservas Bioenergéticas da Europa, o Parque Natural da Serra da Estrela. É também, uma das poucas regiões portuguesas abençoadas com a queda de neve proveniente dos vales glaciais, com fenómenos naturais e climáticos únicos.
Na serra da estrela nascem os dois maiores rios exclusivamente nacionais (Mondego e Zêzere) e o Alva, que propiciam à prática de alguns desportos como a canoagem.
A Região da Serra da Estrela é uma região extremamente rica em História e histórias que foram sendo documentadas no património arquitectónico, cultural, artístico e sobretudo no património natural.
Sabe-se a história desta Serra. Remonta há 650 milhões de anos. Nessa época foram-se acumulando, em meio marinho, sedimentos resultantes da erosão dos continentes existentes. Durante milhões de anos estes materiais empilharam-se e, há cerca de 380 milhões de anos, iniciou-se uma fase de movimentos compressivos cuja força de compressão afectou os materiais marinhos. Seguiram-se várias fases compressivas que provocaram dobramentos dos materiais e permitiram que se instalassem, em profundidade, os granitos.
Ao longo de milhões de anos ocorreram fenómenos diferenciados que permitiram a criação da Superfície Fundamental, superfície aplanada e que se estendia pela Península Ibérica. Inicia-se mais tarde um conjunto de movimentos ascendentes que provocam a subida dos blocos que constituem a Serra, provocando o aspecto de escadaria que a Serra apresenta ainda hoje.
No período quaternário registaram-se várias grandes glaciações que atingiram a Serra da Estrela. A última decorreu há 20 mil anos, estabelecendo neves permanentes e glaciares associados. Estes glaciares deixaram marcas e testemunhos que são únicos em Portugal e constituem a unicidade da maior beleza da Serra.

Na serra da Estrela poderá observar uma fauna e flora únicas, onde a vegetação primitiva fértil em espécies folhosas como o carvalho, se mistura com espécies trazidas de outras regiões, entre montes e vales.

bottom of page